Pós graduação em Marketing Digital utilizando as mídias sociais.
4 de abril de 2010 | Publicado por Ricardo Cabianca | Arquivado em Destaque, Mídia Social |Assisti agora o documentário #obamadigital que foi desenvolvido por alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie e apresenta as estratégias utilizadas pela equipe do Barack Obama em sua campanha presidencial utilizando Redes Sociais e que talvez tenha sido a ferramenta que fez a diferença e o fez conquistar o mais alto posto de um político nos EUA.
Neste vídeo, com a participação de diversos profissionais brasileiros – e alguns tenho ou tive o prazer de conhecer, como o Juliano Spyer e o Tiago Dória, diversos pontos são apresentados e que servem de exemplo para aplicarmos nas ações de marketing digital que estamos ou vamos desenvolver.
Uma delas é que, o simples fato de usar a internet de forma inteligente não é suficiente para se alcançar o resultado esperado, se não temos algum elemento novo e relevante para apresentar e oferecer ao público alvo. Outro dado importante, e serve de indicação para as empresas, e suas respectivas marcas, é que a internet é uma via de duas mãos, onde devemos ser o mais transparente possível e abrir literalmente o diálogo.
Isto dito assim parece “lugar comum”, mas é verdade que muitas empresas se lançam na rede ainda com a mentalidade de entregar informação, como era o início da internet no século passado. Obama entendeu isto e sua equipe tinha uma grande atividade ligada a prestação de contas da campanha para os seus seguidores, e o mais interessante, criaram um site somente para responder e desmentir os boatos maldosos que eram publicados pelos seus adversários.
Assista com atenção ao documentário #obamadigital e sinta-se fazendo uma verdadeira pós-graduação em marketing digital, utilizando as redes sociais como canais de comunicação, engajamento e resultados.


