As lojas online vão acabar com as livrarias reais?
19 de agosto de 2010 | Publicado por Ricardo Cabianca | Arquivado em Corporativo, Varejo |No último dia 16 de agosto de 2010, participei da Semana Pense Uninter, ciclo de palestras com profissionais de diversas áreas promovido pela Faculdade Uninter.
O tema da minha palestra era “Encarando o Ecommerce como um verdadeiro negócio” e o objetivo era mostrar tanto o potencial do mercado do comércio eletrônico no Brasil, quanto as dificuldades que se tem para fazer uma loja online dar resultado. Isto porque sempre leio ou ouço falarem que “pode-se construir uma loja online em 30 minutos“, que qualquer um pode ganhar dinheiro com o ecommerce ou que uma loja virtual pode ser construída com o mínimo de investimento.
Realmente todas estas informações não são falsas, mas esquecem de dizer que para abrir uma loja virtual é necessário muito planejamento, dedicação e estudo constante. Os números mostram que não é brincadeira!
No meio da apresentação um senhor de idade levantou-se, disse ser dono de 5 livrarias e presidente de uma associação do segmento. Ele disse que não acreditava nos números que havia apresentado, mas que estava muito preocupado porque na experiência dele, as vendas das livrarias físicas estavam caíndo por conta da internet e que o conhecimento que a web proporciona é passageiro…
Me perguntou qual era a minha opinião sobre isto.
Na minha visão, as lojas online não vão acabar com as lojas físicas, mas sem dúvida nenhuma elas precisam se adequar aos novos tempos. O consumidor, pelo menos a maioria deles, não quer mais encontrar apenas um único tipo de produto quando vão às compras. Precisam perceber que existem outros valores agregados, verdadeiros diferenciais.
Um pensamento rápido seria as livrarias físicas terem um café, um local confortável onde os frequentadores possam passar tempos desfrutando não somente os livros. Outra boa idéia seria algo relacionado a um clube de leitura, onde o seu cliente pudesse trocar informações com outros leitores, literalmente no conceito de compartilhamento de conhecimento que conhecemos na Internet. E mais outras dezenas de ações que já são utilizadas. As que citei não são novidades.
A questão é que não se deve “brigar” contra a evolução que a Internet, e principalmente com as lojas virtuais. Elas são realidade e não mais uma tendência, não tem volta. Não existe receita pronta para isto, mas sem dúvida, pesquisar o que as lojas virtuais oferecem, ou seja, a comodidade, a rapidez, a variedade e tantas outras, para tentar oferecer valores iguais ou melhores.
E o conteúdo da palestra?
Usei um site para preparar a palestra, o Prezi.com, que permite uma nova dinâmica para a apresentação. Veja abaixo e me diga o que achou.
Leia Também
- Queremos muito ajudar a acabar com seu estoque!
- Caso Verdade: 87 mil reais em vendas através do e-mail.
- Os números da Internet e do Comércio Eletrônico no primeiro semestre de 2009.
- Economia Solidária alcança lucro anual de quase 8 bilhões de reais.
- As lojas virtuais médias que usam o Twitter para gerar resultados.



Assim como a novas telenologias não tomaram o lugar do rádio até hoje!